Programa “Deu Talk na Ciência” abre espaço para legado digital e trajetória acadêmica do Prof. Cristiano Maciel

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No episódio mais recente do podcast Deu Talk na Ciência, apresentado por Abner Gomes, o professor Cristiano Maciel, da UFMT e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação, compartilha detalhes de sua carreira e das pesquisas pioneiras em legado digital. Você pode conferir a íntegra da conversa neste link: https://www.youtube.com/watch?v=2TATxiwMBHg

O bate-papo começa com o relato do Prof. Maciel sobre seus primeiros contatos com a computação, ainda no ensino médio, programando em BASIC em um TK-85 conectado à TV. Em seguida, ele relembra o caminho acadêmico que percorreu: estágio em escritórios de digitação, curso técnico em Informática no Rio Grande do Sul, mestrado em Ciência da Computação na Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado na Universidade Federal Fluminense, com estágio na Universidade de Coimbra.

Ao retornar a Mato Grosso, Maciel assumiu a docência na UFMT, área de Engenharia de Software, e mergulhou em pesquisas sobre legado digital. Ele destaca o desenvolvimento do livro Digital Legacy Interaction Post Mortem Issues, lançado em parceria com a professora Karin Braman e por ele descrito como “divisor de águas” em sua carreira. O livro reúne estudos internacionais e brasileiros sobre como engenheiros de software encaram a gestão dos bens digitais após a morte dos usuários.

O professor também compartilha experiências marcantes, como a condução do CSBC 2020, o maior evento de computação da SBC, que em plena pandemia, foi transformado em um ambiente 3D virtual para transmissões de palestras, e a criação do programa Meninas Digitais, que comemorou dez anos em 2020 com uma homenagem à sua coordenação.

Maciel reflete ainda sobre o impacto das tecnologias digitais na sociedade, apontando a crescente discussão sobre imortalidade digital por meio de memoriais virtuais, chatbots personalizados e avatares inspirados na ficção científica. Ele alerta para os desafios éticos e emocionais envolvidos, destacando que alimentar constantemente uma identidade online pode gerar ansiedade e depressão, mas reforça a importância de se manter também conectado ao mundo físico.

Por fim, o professor dá conselhos valiosos a jovens pesquisadores: persista em sua jornada, construa redes de colaboração, critique as fontes de informação — especialmente em tempos de IA — e lute por mais investimento em ciência. O episódio completo está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2TATxiwMBHg.