Novidades

Projeto DAVI e Coordenador Recebem Destaque e Prêmios de Reconhecimento no IHC 2023 em Maceió

O IHC 2023, realizado em Maceió, o maior evento da área de Interação Humano-Computador no Brasill, contou com a participação de pesquisadores do gupo de pesquisa DAVI (Dados Além da Vida), que apresentaram suas pesquisas e receberam prêmios. Diversos trabalhos foram apresentados no evento ao longo da semana: “Legado Digital no Twitter: os usuários querem, […]

Veja Mais

11 de fevereiro de 2024

Cristiano Maciel fala sobre legado digital pós-morte

Em entrevista recente, Cristiano Maciel, professor do Instituto de Computação da UFMT e coordenador do projeto Davi – Dados Além da Vida, discutiu a importância do legado digital pós-morte. Entre outros, ele explicou como as pessoas podem deixar um inventário de suas redes sociais, dados e arquivos digitais para que seus entes queridos possam acessá-los e preservar suas memórias online. O projeto Davi visa ajudar as pessoas a lidar com questões sensíveis nesta área, garantindo que dados dos usuários sejam tratados de maneira responsável mesmo após a morte destes.

Veja Mais

23 de fevereiro de 2023

Digital memorials: classifications and design recommendations

O estudo intitulado “Digital memorials: classifications and design recommendations”, publicado na revista JIS por pesquisadores do projeto DAVI, investiga as necessidades de projeto para os chamados “memoriais digitais”. Estes são espaços criados para exibir memórias, os quais podem desempenhar um papel significativo no processo de luto. O estudo propõe uma classificação para memoriais e também analisa as características deste tipo de software em termos de design, elementos estruturais e relevância cultural, entre outros aspectos. Para tal, a pesquisa apresenta uma revisão de recomendações para memoriais digitais a partir de vários artigos publicados e resume as recomendações apresentadas nestes. A finalidade do estudo foi sistematizar e analisar pesquisas sobre o design de memórias digitais considerando o contexto brasileiro e sua cultura. A publicação desta compilação de trabalhos e publicação em língua inglesa permitem que as pesquisas possam ser exploradas internacionalmente, trazendo importantes questões para o design e manutenção de sistemas de memoriais digitais, úteis para os designers na engenharia de software.

Veja Mais

7 de fevereiro de 2023

Morte, Educação e Tecnologias: uma experiência formativa com estudantes de Computação

Morremos e nossos dados continuam nas redes, e hoje, cada vez mais nossa vida é constituída de forma digital, nossas fotos, senhas, lembranças etc. Pesquisadores do projeto DAVI estudam sobre o desenvolvimento de sistemas gerenciadores de legado digital, os quais permitem um melhor destino a todas as informações que uma pessoa constituiu durante a vida e que, após sua morte, passam a constituir seu legado digital. Neste sentido, acreditamos que seja fundamental que profissionais em processo formativo na área de tecnologia vivenciem reflexões sobre a morte e suas implicações na construção de sistemas, assim tornando-os aptos a desenvolverem soluções socialmente conscientes.
Neste artigo os autores refletem sobre o percurso formativo de estudantes da disciplina de Tópicos Especiais em Engenharia de Software de uma universidade pública, a partir de uma proposta pedagógica que contemplou estudos acerca da engenharia de software para web a partir de temas do domínio de legado digital pós-morte.
Venha conhecer os resultados dessa experiência, acesse o artigo completo no link abaixo:

Veja Mais

26 de julho de 2022

Você já pensou sobre o legado digital de professores falecidos?

Este artigo trás algumas reflexões no campo: “Lições do além? Implicações no uso de materiais didáticos de educadores falecidos”.
Ele foi escrito por Vinícius Ferreira Galvão, Eunice Pereira dos Santos Nunes, Cristiano Maciel, Vinícius Carvalho Pereira e Kátia Morosov Alonso.
O capítulo foi publicado no livro “Porque sempre haverá o amanhã: linguagens, memórias e educação na contemporaneidade”, distribuído gratuitamente em e-book via Editora Paruna, organizado por Carolina Akie Ochiai Seixas Lima, Osvaldo Rodrigues Junior e Renilson Rosa Ribeiro.
No texto, os autores discutem sobre aspectos legais, afetivos e sociais dos legados digitais de professores falecidos em ambientes virtuais. O estudo trás, além dos referenciais teóricos, um estudo sobre o tema com professores. Confira o Capítulo 6, página 101.

Veja Mais

10 de junho de 2022

O que você acha do uso de QR-Codes em lápides de cemitério?

Em 2016, com a colaboração de diversas pessoas e durante o evento WAIHCS do IHC 2016 realizamos um estudo imersivo sobre o uso desta tecnologia no Cemitério da Consolação em São Paulo. As reflexões ajudaram os participantes a refletir sobre o tema e os achados da pesquisa, publicados internacionalmente, permitem termos melhores aplicações para memoriais digitais.
Aproveitando o convite da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC), fizemos um capítulo de livro sobre o estudo, o qual pode ser conferido, com bases teóricas, informações e fotos (incluindo a foto de todos participantes do estudo), a partir da página 81 da obra.

Veja Mais

23 de maio de 2022